Mamluk

Estes tapetes tiveram a sua origem no Egipto a partir dos Séc. XIII. Com a migração para a Ásia Central, esta arte foi estabelecida em países como Afeganistão, Paquistão e Índia. Os Mamluk apresentados pela Persis são produzidos no Afeganistão, feitos em tear manual e contam com cerca de 35 nós por cm2.

Kashmir

A Persis alargou o seu leque de variedade de Tapeçarias à India, apresentando também os Tapetes Kashmir, produzidos com seda pura e algodão. Este último material é utilizado apenas na trama do tapete, fazendo com que as franjas do tapete apareçam neste material. Apesar da controvérsia desta região, os Tapetes produzidos em Kashmir são dos…

Naeen

A cidade de Naeen começou a sua produção de Tapeçarias em meados da década de 50. Apresentam, em média, cerca de 64 nós por cm2. Os nós são finos com projectos curvilíneos de extremo detalhe. Tecidos em lã sobre algodão, estes artigos, por vezes, apresentam os contornos em seda para um efeito de luminosidade. Normalmente,…

Kilim

Os tapetes Kilim caracterizam-se pelo seu design moderno e cores vivas. Nos tempos antigos, estes artigos eram usados com variadas finalidades como sacos de armazenamento, protecção em tendas contra o frio e calor, cobertores, mantas para berços, etc. Actualmente, e embora os designs tenham sofrido algumas evoluções, estes ainda são utilizados em bolsas, cintos, almofadas,…

Ghom & Isfahan

Ambas as cidades, famosas pelos seus tapetes orientais produzidos em 100% seda, produzem tapeçarias que se caracterizam pela espessura dos seus artigos, sendo o nó tão apertado que chega a conter 180 a 300 por cm2. Os motivos, raramente alusivos à caça, ficam-se pelos arranjos florais e gavinhas sobre fundos vermelhos e marfins. Estes tapetes,…

Ghazag

Estes tapetes, produzidos em lã e em tear manual no Afeganistão, apresentam formas geométricas grandes e simples. Os motivos, soltos e estilizados, apresentam cores fortes sobre o fundo vermelho, marfim e, por vezes, castanho. Os beirais têm até 5 listas e junto a estes aparecem com frequência rosetas, folhas, trepadeiras… Estes artigos incluem ainda, no…

Siekler

Em 1883, em Arak, uma família alemã criou a Siekler Company. Tendo como objectivo agradar ao Oriente, o intuito principal assentava em criar tapetes que agradassem principalmente à Europa e Ocidente. Assim, os tapetes Siekler são caracterizados pelos motivos a gosto ocidental. Normalmente apresentam desenhos de vasos florais arrojados com arranjos de flores repetidos por…

Tabriz

Os tapetes produzidos na cidade de Tabriz caracterizam-se pela sua qualidade superior. Com cerca de 50 nós por cm2, esta cidade é a capital da produção de tapetes Orientais. As figuras predominantes assentam nos medalhões centrais com figuras florais, embora também se encontrem alguns tapetes Tabriz com figuras geométricas, caças e trechos de fábulas com…

Balouch

Os tapetes produzidos na zona de Balouchistan são normalmente caracterizados pelos seus desenhos geométricos. Os mais comuns apresentam a árvore da vida e a pata de elefante, sendo os tapetes específicos de oração. Estes artigos normalmente são mais escuros, rondando os vermelhos, castanhos, azuis com realces beges escuros e castanhos. Estes tapetes são tecidos em…